Em mais uma parceria do Festival Panorama com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, no dia 22 de Outubro, o diretor artístico do Centro Popular de Conspiração Gargarullo, Jorge Lopes Ramos, participa de palestra no Auditório Maria Lenk (EEFD-UFRJ).

A palestra terá como foco a utilização do espetáculo Hotel Medea da companhia Zecora Ura como estudo de caso, e da residência DRIFT International, como referência metodológica multi-disciplinar. Projeto mais aclamado de Jorge, Hotel Medea ganhou quatro temporadas em Londres e tornou-se o único destaque do Edinburgh Fringe 2011, recebendo elogios de veículos especializados. A Dramaturgia da Participação é o título de seu projeto de pós-graduação na University of East London, e do capítulo com a coautoria de Persis Jade Maravala para o livro Framing Immersive Theatre and Performance, editado por James Frieze para publicação em 2014 na Inglaterra pela editora Palgrave.

Usando o processo de criação de Hotel Medea – de meia-noite ao amanhecer como ponto de partida e a crescente tendência de teatro imersivo no Reino Unido como contexto, Jorge discutirá três abordagens para a concepção de dispositivos dramatúrgicos que visam a participação do público: Ritual Participativo, Jogo-Narrativa Interativo e Ambiente Imersivo. A partir dessas abordagens e de exemplos de processo, Jorge sugerirá a elaboração de uma contrato de expectativas entre o público e o performer que permitem que o público seja capaz de agir como espectador, coautor e protagonista de sua experiência.  Na conclusão da palestra, Jorge estará disponível para responder perguntas dos convidados e anunciará brevemente a proposta para o novo processo criativo da companhia Zecora Ura: o projeto ZUMBI 24h – uma colaboração entre artistas e bio-tecnólogos.

Para mais informações sobre como participar do projeto escreva para zumbi24h@gmail.com

A palestra é aberta ao público.

Conversa com Jorge Lopes Ramos na UFRJ
Data: 22/10 (terça-feira)
Horário: 18:10h às 20h
Local: Auditório Maria Lenk – EEFD-UFRJ (Avenida Carlos Chagas Filho, 540, Cidade Universitária – Ilha da Cidade Universitária / Rio de Janeiro – RJ)