Aos sábados, das 13h às 17h, acontecerá o Programa de Formação com Professores do Museu de Arte do Rio (MAR), que  busca promover com o professor a ambiência necessária para que ele investigue e trabalhe com os conteúdos das exposições e das ações desenvolvidas na Escola do Olhar. O objetivo é colaborar com o professor no desenvolvimento de atividades que possam acontecer antes e depois da visita com os alunos (pré e pós-visita). Assim, na relação direta com os professores, são articulados o fazer, o pensar e o apreciar arte de forma inter-relacionada a outras áreas de conhecimento. A intenção é que os professores possam experimentar, observar e analisar os processos de ensino e aprendizagem de maneira mais integrada.

COMO SE GUARDA O MOVIMENTO?

O Programa de Formação com Professores do MAR oferece o curso Como se guarda o movimento?, que tem como proposta explorar a exposição Retrospectiva, realizada em parceria com o Festival Panorama, entre os dias 25 de outubro e 10 de novembro. A mostra traz uma série de performances baseadas em projetos solos do coreógrafo francês Xavier Le Roy.

Quem é o autor de uma performance? Como a relação entre dançarinos e espectadores pode reconfigurar o espaço de uma obra? O que é a memória de um movimento? Como a performance pode ser introduzida no ambiente escolar? Pretendemos mapear, com o professor, as possibilidades de desdobramentos e aproximações entre esses temas e a poética do artista. Como abordar essas questões comos alunos, em ações de pré-visita, visita e pós-visita ao Museu?

O curso terá duração de 4h e, entre as atividades programadas, encontram-se visita à exposição, discussões e grupos de trabalho a partir de questões geradoras.

Como atividade complementar da formação, os participantes serão convidados para assistir gratuitamente aos espetáculos do Festival Panorama que estiverem em cartaz no dia em que participarem da formação.

Formação com Professores – Como se guarda o movimento?

Inscrições a partir de 14 de outubro

Número de vagas por dia: 25

Sábados, das 13h às 17h

Acesse aqui para se inscrever no dia 26/10

Acesse aqui para se inscrever no dia 09/11

Horário e local do espetáculo:

Dia 26/10

Le sacre du printemps – Xavier Le Roy (França)  – 20h (saiba mais sobre o espetáculo aqui.)

Cesena – Rosas e graindelavoir (Bélgica) – 21h (saiba mais sobre o espetáculo aqui.)

Os espetáculos acontecerão na Cidade das Artes. Será oferecido transporte de ida e volta. Ponto de partida: MAR, 17h30 – Ponto de retorno: Cinelândia, 22h30.

Dia 09/11

“Entre contenções & Como superar o grande cansaço?” – Eduardo Fukushima – 19h – Caixa Cultural (saiba mais sobre o espetáculo aqui.)

 A Mary Wigman dance evening – Fabian Barba – Teatro Carlos Gomes – 20h (saiba mais sobre o espetáculo aqui.)

Conheça mais sobre a programação do Festival aqui.

Informações e dúvidas:

E-mail: escoladoolhar@museudeartedorio.org.br

Telefone: 3031-2742, de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h