Project Description

Fascinado pelo trabalho da coreógrafa alemã Mary Wigman, uma das pioneiras da dança moderna, o bailarino e coreógrafo Fabián Barba reconstruiu seus espetáculos expressionistas, apresentados nos Estados Unidos no início da década de 1930, a partir de vídeos, relatos de bailarinos e fotos. Em sua primeira incursão no repertório de Wigman, Schwingende Landschaft, Barba montou um ciclo a partir de sete solos de 1929. A Mary Wigman dance evening nasceu de um material mais vasto da criadora alemã e desenvolve ainda mais a tensão entre as obras originais e as remontagens.

Fabián Barba fundou o coletivo Busy Rocks com outros cinco estudantes da P.A.R.T.S. Depois de participar de algumas criações coletivas, criou seu primeiro solo, em 2009. Paralelamente ao trabalho autoral, colabora como intérprete com nomes como Thomas Hauert / ZOO, DD Dorvilier e Olga de Soto. Foi premiado com o Prix Jardin d’Europe por A Mary Wigman dance evening. Sua pesquisa, baseada no universo da coreógrafa expressionista e na história da dança, o levaram a dar palestras sobre o tema pela Europa.

Conceito e dança: Fabián Barba
Orientadores:
Katharine Sehnert, Irene Sieben, Susanne Linke
Figurino:
Sarah-Christine Reuleke
Luz:
Geni Diez
Composição musical para Anruf Pastorale, Seraphisches Lied, Sturmlied e SommerlicherTanz:
Hanns Hasting
Composição musical para Raumgestalt, Zeremonielle Gestalt e Drehmonotonie:
Sascha Demand
Produção:
K3 – Zentrum für Choreographie, Tanzplan (Hamburgo)
Coprodução:
Fabrik Potsdam dentro do Tanzplan Potsdam Artists-in-Residence (Alemanha), Kaaitheater (Bruxelas), P.A.R.T.S. (Bruxelas) e wp Zimmer (Antuérpia)
Apoio:
Mary Wigman Gesellschaft (Hamburgo e Bremen, Alemanha) e PACT Zollverein Essen (Alemanha)
Com apoio de viagem da Flemish authorities
Turnê:
Caravan Production
Agradecimentos especiais:
Stephan Dörschel e Timmy De Laet. Obrigado também aos que compareceram aos ensaios e disponibilizaram seu tempo para conhecer minhas opiniões e comentários e partilhar conhecimento.