Project Description

Os solos Entre contenções e Como vencer o grande cansaço? representam dois momentos da pesquisa de linguagem em dança contemporânea que Eduardo Fukushima vem realizando desde 2007, com base em questões e sensações autobiográficas. A dança é a própria pergunta, como vontade de potência e geradora de movimento. O primeiro trabalho faz uso do mínimo possível de recursos cênicos, gerando uma dança que acontece na crueza do espaço. O segundo solo é uma resposta à pergunta-título. A ação surge do cansaço físico, do esgotamento. A coreografia é construída a partir de gestos e intenções dentro de um movimento específico aliado à repetição e à respiração. Uma dança que, apesar do cansaço, continua… Rápida.

Eduardo Fukushima é coreógrafo, intérprete e professor. Foi premiado com a Bolsa Suíça Rolex Mentor and Protègè Arts Initiative 2012-2013 para estudar durante um ano em Taiwan com o coreógrafo Lin Hwai-min, diretor artístico da Cloud Gate Dance Theatre. Já trabalhou com os coreógrafos Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira, Célia Gouvêa, Luiz Fernando Bongiovanni e Miyako Kato. Foi premiado pelos dois solos que apresentará dentro do Panorama Futuro.

Entre Contenções

Direção, Criação e apresentação: Eduardo Fukushima
Orientação no processo de criação: Key Sawao, Ricardo Iazzetta e Daniel Fagundes
Assistência artística Geral: Hideki Matsuka, Beatriz Sano e Julia Rocha
Diretor Técnico de Montagem: Igor Sane
Iluminação: Igor Sane e Eduardo Fukushima
Fotos: Inês Correa

Entre Contenções- pesquisa desenvolvida pelo projeto 10 solos e reverberações 2008, nucleo Key Zetta e Cia prêmio Funarte Klauss Vianna.

Como superar o grande cansaço?

Direção, Criação e Apresentação: Eduardo Fukushima
Orientação no processo de criação: Key Sawao
Criação sonora: Felipe Ribeiro
Assistência artística Geral: Hideki Matsuka, Beatriz Sano e Julia Rocha
Diretor Técnico de Montagem: Igor Sane
Iluminação: Igor Sane e Eduardo Fukushima
Fotos: Inês Correa

Como superar o grande cansaço?- pesquisa subsidiada pelo programa Rumos Dança Itaú Cultural 2009/2010.