Project Description

Retrospectiva é uma “exposição coreográfica” na qual os performers realizam ações que promovem diferentes experiências sobre como usamos, consumimos ou produzimos tempo. São três composições acionadas simultaneamente: a duração de cada visitante na obra; a duração do trabalho diário de cada um dos 16 performers; e o aprofundamento das ações ao longo da duração total da exposição. Retrospectiva se baseia nos solos criados por Xavier Le Roy entre 1994 e 2010 e foi desenvolvido durante oficina realizada no ImPulsTanz 2011. A obra emprega o conceito de retrospectiva como um modo de produção e não como uma forma de mostrar o desenvolvimento de um artista. Junto com Le sacre du printemps, completa a participação do coreógrafo francês no Panorama 2013.

No dia 29/10, o artista participa do seminário Documentos :: Movimentos, no Museu de Arte do Rio (MAR). Ele divide a mesa Documentar, um ato criativo ou uma subversão? com o crítico Christophe Wavelet. A partir de uma análise de Retrospectiva, eles vão discutir o significado de documentação e história. A programação completa do seminário você confere aqui.

Concepção: Xavier Le Roy
Performers: Volmir Cordeiro, Jacyan Castilho, Laura Samy, Denise Stutz, João Martins, Neto Machado, Jacqueline Eslebão, Fábio Osório Monteiro, Matias Santiago, Jeane Claudino, Daniella Aguiar
Produção: Le Kwatt
Coprodução: Fundació Antoni Tàpies Barcelona, Musée de la Danse Rennes.
Apoio: Institut français – Ministère de la Culture et de la Communication

Agradecimentos aos participantes do workshop Retrospectiva como modo de produção, realizado durante o ImPulsTanz / Viena 2011: Ben Evans, He Jin Jang, Iris Julian, Lenio Kalkea, Arianna Marcoulides, Nibia Pastrana Santiago, Magdalena Ptasznik, Anatoli Vlassov e Marta Ziolek.