Project Description

Em Um gesto que não passa de uma ameaça, Sofia Dias e Vítor Roriz assumem a palavra como um corpo que se sujeita às lógicas da composição do movimento. Como quando repetimos uma palavra até ela perder o significado, esse trabalho procura nos situar nesse momento de perda e atribuição de sentido, de degeneração e transformação, indo ao encontro do modo caótico conforme a mente percebe e associa acontecimentos. Considerar uma palavra um corpo é lidar com toda a sua potência, é ter em conta não só o seu significado, mas também a sua plasticidade sonora e a sua relação com a voz, a respiração, o ritmo e a musicalidade.

Sofia Dias teve sua formação em dança dividida entre Nova York e o C.e.m., em Lisboa. Participou recentemente do projeto Material for the spine, de Steve Paxton. Integrou o Projecto Thierry Salmon / École des Maîtres, dirigido por Jan Fabre. Já trabalhou com Sofia Neuparth, Ronit Ziv / Companhia Instável, Javier de Frutos / C.I., Lilia Mestre / Random Scream, Co. Utilité Publique, Maria Ramos, Luís Guerra, Tânia Carvalho, Clara Andermatt e Marco Martins, entre outros. Em paralelo, dedica-se ao trabalho experimental de som, compondo os ambientes sonoros para as suas criações.

Vítor Roriz tem formação em educação física, dança e artes dramáticas. Foi bolsista do DanceWeb 2011 e participou dos projetos multidisciplinares COLINA/06 (Tallinn, Estônia) e APAP/07 (Torres Vedras, Portugal). Trabalhou com Paola Moreno, Bruno Dizien, Lilia Mestre, Davis Freeman / Random Scream, Aldara Bizarro, Abraham Hurtado, Clara Andermatt e Marco Martins.

Desde 2006, Vítor e Sofia colaboram na pesquisa e concepção de trabalhos de dança, apresentados em países europeus. São artistas associados da Materiais Diversos (Lisboa) e d’O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo, Portugal).

Direção, texto e interpretação: Sofia Dias & Vítor Roriz
Som:
Sofia Dias
Colaboração artística:
Catarina Dias (imagens em cena)
Direção técnica e iluminação:
Nuno Borda de Água
Figurinos:
Lara Torres
Coprodução:
Box Nova/CCB, O Espaço do Tempo, CDCE
Parceiros:
alkantara, ACCCA, O Rumo do Fumo, O Negócio/ZDB e BainsConnective
Difusão:
Materiais Diversos
Gestão financeira da criação:
SUMO Associação de Difusão Cultural
Projeto financiado por:
Governo de Portugal/Secretário de Estado da Cultura – DG Artes
Apoio às apresentações no Brasil:
Governo de Portugal/Secretário de Estado da Cultura – DG Artes