PROGRAMA EDUCATIVO

O Programa Educativo do Festival Panorama é desenvolvido desde 2008 e busca em suas atividades abranger diferentes públicos. Busca, em suas ações, aproximar pessoas e organizações de diferentes áreas de atuação na experiência sensível da dança contemporânea e das artes em geral, além de instigar o desenvolvimento do olhar crítico dos profissionais da área.

São diversas atividades no campo do pensamento e da reflexão, como seminários, workshops e conversas com artistas e, desde sua criação, mais de oito mil ingressos já foram distribuídos para toda a programação do Festival, estreitando nossa relação com dezenas de entidades sem fins lucrativos, de inserção social, escolas e ONGs.

O Programa Educativo é constituído por três linhas de ação principais:

Formação de Público

 

  • Levantamento e contato com comunidades, escolas, ONGs e outras organizações, oferecendo ingressos e transporte gratuito para assistir aos vários espetáculos do Festival. Os grupos são recebidos por estagiários de mediação cultural que provocam a reflexão sobre o trabalho de cada artista apresentado na programação, apresentando o contexto de sua obra. Os estudantes e professores dos cursos superiores de artes também têm acesso gratuito aos espetáculos mediante agendamento.
  • Panoraminha – Em sua 7ª edição, o Panoraminha traz espetáculos voltados para o público infantil, oferecendo transporte e mediação para jovens e crianças.

Panorama na Universidade e Escolas

 

Através de parceria estabelecida com instituições de nível superior dedicadas ao ensino da dança e das artes, além de escolas públicas, o Programa Educativo desenvolve com os professores as seguintes atividades de formação complementar este ano:

 

  • Laboratório Universitário (Lab Uni) – Um laboratório de três dias onde oito grupos de estudantes universitários, de graduação e pós-graduação, são convidados a expor suas pesquisas acadêmicas aos seus pares, com o olhar crítico dos professores, curadores e artistas do Festival.
  • Laboratório de crítica – Os estudantes escolhem os espetáculos que irão assistir e desenvolvem uma crítica sob orientação da professora Lígia Tourinho. Os textos serão publicados no site do Festival.
  • Seminário Práticas e Ferramentas no Ensino da Dança – São três dias nos quais artistas e educadores expõem e dialogam sobre suas metodologias de ensino da dança, através de estratégias teóricas e práticas. O objetivo é aprimorar o ensino da dança nas escolas da rede municipal e em outras instituições.
  • Estágio de Mediação Cultural – A partir dos vários espetáculos do Festival como objeto de estudo, o Panorama acolhe estagiários de licenciatura em dança para desenvolver as estratégias de mediação com o público.
  • Workshops nas escolas – Em 2014, o Programa Educativo desenvolveu atividades dentro das escolas Municipais para composição do espetáculo #LOSMICRÓFONOS, dos artistas Jorge Dutor e Guillem Mont de Palol. Os estudantes compartilharam seu universo musical pop e deram sugestões de músicas. Na próxima etapa, os artistas vão até a escola realizar um encontro para compor o espetáculo.
  • Workshops e oficinas – Atividades propostas pelos artistas para o público em geral e especializado.

Voluntariado

 

Desde 2009, o Festival Panorama investe na formação de voluntários como uma oportunidade de inserção de jovens estudantes no mercado de trabalho. O Festival se configura como um ambiente de aprendizagem por meio de um percurso formativo que inclui a vivência no dia a dia do evento nas áreas de comunicação, receptivo, produção, técnica, bilheteria e no próprio Programa Educativo. Todos os voluntários são integrados em uma equipe, recebem uma ajuda de custo e são avaliados ao final por seus coordenadores. Ao mesmo tempo em que têm acesso gratuito a todos os espetáculos da programação, são introduzidos nas práticas das distintas áreas. Para muitos, este é o primeiro passo para o mercado profissional e alguns são integrados à equipe do Festival no ano seguinte.

Para saber mais sobre a programação do Educativo deste ano navegue nas atrações abaixo:

  • Panorama Pensamento

    27 out a 15 nov

  • Panorama na Maré

    01 nov | 14h30
    05 nov | 10h
    06 nov | 13h30
    13, 14 e 15 nov | 17h30
    Centro de Artes da Maré