Panorama realiza ocupação inédita este domingo no Circo Voador

Pela primeira vez o Panorama vai ocupar o Circo Voador, endereço emblemático do Rio!

Também sinônimo de resistência cultural – mote para a programação nacional do festival Panorama – , o Circo Voador será palco de encontros, debates com artistas, performances, shows e festas, com uma programação que busca formular estratégias de resistência cultural frente ao movimento que enfrentamos no país. Em tempos de corpos em risco na cena e em fora dela, a Ocupação Corpo em Risco vem para celebrar a diversidade das práticas artísticas atuais e compartilhar ideias e soluções para o futuro.

Abrindo a Ocupação, às 17h o Panorama arma o Mesão de conversa que já se consagrou como uma das melhores metodologias de troca de ideias no Festival. Inspirado na performance The Long Table, da artista britânica Lois Weaver, o mesão usa um sistema horizontal onde todo mundo é debatedor e público, seguindo algumas regras. Começamos com dez provocadores e a partir daí a conversa se expande por caminhos imprevisíveis. Um moderador explica a regra e estimula a alternância de modos de pensar. Mas todo mundo pode falar e todo mundo precisa ouvir. Um exercício de convivência e uma aposta na potência do ato de estarmos juntos em volta de uma mesa. Provocadores do Mesão Corpo em Risco confirmados até o momento: João Saldanha (coreógrafo), Fred Coelho (professor e coordenador do curso de Letras da PUC-RJ e colunista do Globo), Henrique Vieira (pastor evangélico, professor, teólogo), Hugo Sukman (escritor, jornalista e curador do MIS-RJ), Isabel Diegues (editora Cobogó).

Confira a programação completa:

17h: mesão Corpo em Risco

18h30: performance Somos Involuntários da Pátria porque outra é a nossa vontade | Fernanda Silva e Sônia Sobral

19h: espetáculo Olho Nu | Cia Híbrida

20h: ato pela Liberdade dos Corpos

20h30: performance Impossível estuprar esta mulher cheia de vícios | Fernanda Silva

21h: performance CULTO | Brecha

21h30: pocket show Pietá com participação especial Caio Prado (Não Recomendados)

22h: pocket show Silvan Galvão e banda

22h30-00h: DJ Yas Zyngier (Finalmente/Prazer é Poder) e DJ Felipe Assis (Looping: Bahia Overdub)

 

Foto: Performance “Impossível estuprar esta mulher cheia de vícios”, de Fernanda Silva © Shawene Gonçalves do Grupo de Teatro Metáfora

No Comments

Post A Comment