Respirar para resistir com Helen Cole

Respirar para resistir com Helen Cole

O Festival Panorama 2018 trouxe a artista britânica Helen Cole para recriar com artistas brasileiros, a instalação sonora chamada Breathe (Respire). A obra tem foco na respiração dos artistas, que serão registrados durante uma dança livre e exaustiva, captada em áudio, para finalmente se transformar numa instalação.

– Breathe é uma obra de resistência feita a partir da respiração de muitas pessoas dançando da exuberância à exaustão. Um eco coletivo de resistência, enquanto nossos corpos entram no combate da vida antes de ficarmos sem tempo, conceitua Helen.

A imersão da artista, que atualmente vive em Brístol, começou por Teresina no Piauí, onde irá desenvolver com 12 pessoas, a primeira etapa do processo criativo de Breathe. Em parceria com o Junta Festival, que este ano foi convidado pelo Panorama para fazer parte da curadoria. Depois, ela volta para o Rio, onde fará o mesmo processo com mais 12 performes.

A obra sonora foi exibida no Festival Internacional de Performance de Veneza, no Gibney Dance Studios, em Nova York e no IBT17 Festival, em pequenas salas escuras e porões cavernosos.

– A ideia é que ela seja uma instalação de vestígios sobre espaço, ecos e sombras, conjurando os corpos que já se foram, ressalta Helen Cole, que divide a produção com Alex Bradley.

A obra vai compor a exposição inédita do Festival Panorama 2018, chamada Corpo de Som, a ser exibida no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, e também conta com a obra Do Ruído, assinada pelo artista brasileiro Floriano Romano, um dos pioneiros em trabalhos que mesclam objetos sonoros, instalações, ações urbanas e rádio em espaços urbanos. No dia da abertura, haverá uma conversa pública com os artistas sobre o processo criativo da exposição.

Breathe é uma realização do Programa Pontes, parceria entre a Oi Futuro (instituto de inovação e criatividade da Oi) e o British Council, com o objetivo de oferecer novas alternativas de fomento a festivais brasileiros e de promover a produção artística do Reino Unido no Brasil.

 

Helen Cole (UK) e Floriano Romano (BR)

Corpo de som

3 à 24 nov | 12h ás 18h | exceto dom

Conversa pública com Helen e Floriano 

3 nov | 11h

Centro Municipal de Artes Helio Oiticica

No Comments

Post A Comment