O QUE É O PANORAMA RAFT

A pandemia veio e tornou tudo diferente.

Mesmo que voltemos ao teatro como espaço físico, as galerias reabram, venha a vacina para todes, há algo que mudou na nossa relação com a vida. Estar juntos pela tela do computador ou do telefone nos mudou como artistas, curadores e público. Novos experimentos podem emergir desse “novo normal” de performances online. Além disso, temos uma grande oportunidade de repensar o impacto ambiental e político de como o nosso campo de arte deve funcionar. Depois do Panorama Jangada, com cinco criações do Rio de Janeiro que estreiam em abril, vamos agora navegar pelo Brasil. Pessoas inscritas ou selecionadas na chamada pública do Panorama Jangada poderão inscrever outro projeto inédito no Panorama Raft.

Isso pode abrir novas e boas portas, para agir à distância com outras pessoas que não poderiam estar fisicamente juntas. Uma maneira de incluir o impacto climático em nossa maneira de criar e projetar um novo ecossistema para as artes cênicas, especialmente para artistas que estão fora da corrente principal de financiamento e turnês.

Um modo de trabalho que seja mais acessível e inovador, especialmente em novas maneiras de chegar ao público.

Panorama Raft é uma coprodução internacional que dará suporte a dez criações lideradas por artistas brasileiros e escolhidas por meio de chamada pública. Ele nasce da união de um grupo de profissiinais de curadoria e gestão, em vários países, decidindo atuar juntos sobre uma realidade que ameaça os artistas brasileiros.

Jangada = Raft

Como numa jangada ancestral, meio de trabalho de tantos no mundo, juntaremos peças que sozinhas não bastariam para flutuar, mas que unidas, com força e solidariedade, formarão uma plataforma temporária, emergencial e resistente.

Nela navegaremos – festivais, curadores, teatros e artistas – pelas turbulentas águas deste país e das artes cênicas, por um ano. É claro que nem todos os trabalhos resultantes precisam acontecer exclusivamente em formato digital, mas deverão ter essa forma de fruição como parte fundamental de sua chegada ao público.

Panorama Raft é, dito de forma simples, um dispositivo de criação temporário e flutuante, feito em cooperação e financiado por 14 projetos internacionais:

NOTÍCIAS

A chamada pública para a inscrição de projetos da segunda etapa do Festival Panorama 2021 recebeu ao total 273 inscrições válidas de artistas de todas as regiões do país. A curadoria foi realizada por Nayse López, diretora artística do Festival Panorama; pelo artista visual, Rafael......