14 Nov :: 16h :: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
Como parte do Festival Panorama de Dança 2009, o artista australiano Martin del Amo realiza uma oficina de 10 dias voltada para um grupo de artistas locais. O resultado desse workshop será apresentado como uma exibição informal no Panorama 2009.
De acordo com um preconceito muito difundido “Bailarinos não podem andar”. Pelo menos não como “pessoas reais”, prossegue o argumento. “Você sempre será capaz de dizer que são dançarinos…”
Mas é realmente necessário para dançarinos saber andar?, alguém poderia perguntar. Afinal, a sua formação lhes permite deslocar-se muito mais complexa e refinadamente do que aqueles que primam em andar de maneira não-dançada…
O ponto de partida para este projeto-oficina é a pergunta: Qual é exatamente a diferença entre andar e dançar? E é, de fato, monumental a maneira como, muitas vezes, é percebida?
O grande Merce Cunningham observou certa vez: “A dança é movimento no tempo e no espaço.” Se esta definição fosse válida, não seria também incluir o caminhar?
A abordagem do projeto será predominantemente de investigação, muito na linha do “What if?” E se nós reduzimos o material para circulação a pé e demais ações físicas correlatas – em pé, deitado, pulando, correndo e pulando no local?
E se, ao mesmo tempo, aplicássemos algo do tempo e do espaço relacionados com dispositivos freqüentemente associados à prática coreográfica – mudança de direção, velocidade e níveis?
Ao simplificar o material de circulação e ainda assim manter um nível máximo de complexidade em relação ao tempo e à velocidade, vamos explorar como a mais simples das regras pode produzir resultados infinitamente complicados.
Não há mais vagas para essa residência. Os candidatos selecionados foram: Aleteia Daneluz, Erika Antunes, Gimena de Mello, Irene Milhomens da Mota, Marta Moura, Nora Stephens, Poema de Abreu, Priscila Villas Bôas, Tatiana Nahon.







Olá, estou muito interessada em fazer, mandei um email , mas não me responderam.
Gostaria de saber, se essas cinco horas serão na parte da manhã ou a noite ? Preciso saber para me organizar.
Obrigada, aguardo uma resposta.
Oi, Priscila, a oficina sera de manhã. Entre em contato com oficinas@panoramafestival e receba mais detalhes, ok?
estoy interesada en reservar mi participación en esta oficina. Aguardo respuesta.
Besos,
ddne
Oi Didine
As inscrições para as oficinas do Martin del Amo e do Couve-Flor foram prorrogadas até amanhã, dia 30 de Outubro, às 14h.
Você deve encaminhar o formulário de inscrição (baixar nesta página) devidamente preenchido junto com o currículo resumido e uma carta de intenção (de no máximo uma lauda), justificando o interesse em participar das oficinas, todos anexados na mesma mensagem para o e-mail oficinas@panoramafestival.com.
Beijos