workshops panorama 2016: inscrições abertas

workshops panorama 2016: inscrições abertas

VAGAS ESGOTADAS!

 

Três coréografos, três formas de criação, três encontros: seguindo adiante com seu Programa Educativo, o Panorama oferece ao público, profissionais e estudantes de artes cênicas  workshops com alguns dos maiores nomes da dança contemporânea.

Mais uma vez, o Centro de Artes da Maré é o local escolhido para os encontros. As atividades são gratuitas e as inscrições já estão abertas. Para inscrições e e mais informações sobre as oficinas do Panorama 2016 escreva para oficinas@panoramafestival.com ou entre em contato pelo telefone (21) 2210-4007.

SERVIÇO:

VAGAS ESGOTADAS!

João Fiadeiro

INTRODUÇÃO À COMPOSIÇÃO EM TEMPO REAL 

03 de novembro

de 10h às 13h

Tornar-se coisa. Tornar-se duração. Tornar-se acontecimento. 

Ser ocupado por um corpo. Manter-se ocupado com um corpo. 

Desaparecer no óbvio. (Re)aparecer na ausência. 

A Composição em Tempo Real é uma ferramenta teórico-prática de improvisação em performance que investiga os processos de reação, decisão e composição que normalmente acionamos na sequência de um encontro (com o) inesperado. Na Composição em Tempo Real, a potência desse encontro – a sua força e alcance – é diretamente proporcional à capacidade que temos em suspender o sentido das nossas trajetórias, na tripla acepção da palavra “sentido”: significadodireção e sensação. Essa suspensão desacelera a certeza e prolonga a brecha do “não-saber”, condição para adiar a resposta e formular, de forma justa e precisa, a pergunta que nos inquieta.

Esta Masterclass irá partilhar, através de exemplos práticos, apresentação de diagramas e vídeos ilustrativos, algumas das premissas e princípios que orientam a prática da Composição em Tempo Real.

Público-Alvo

Estudantes, teóricos e profissionais das artes performativas (dança, teatro, performance…)

Número de participantes

30

******

VAGAS ESGOTADAS!

Cristian Duarte

12 de novembro

de 10h30 às 13h30

O coreógrafo vai trabalhar a qualidade de movimento através da improvisação, tendo como foco modulações de tônus e a percepção sobre os padrões motores relacionados ao repertório que informam a dança de cada participante.

Público-alvo

Profissionais e estudantes de dança

Número de participantes

30 pessoas

******

VAGAS ESGOTADAS!

Federica Folco

14 de novembro

de 14h às 17h

Somos bilhões de células, voz, fluídos, gases, bactérias, tecidos, linguagens, ideias, afetos, instituições, feitos, objetos e mil patamares que buscaremos chegar a estados corporais desde o movimento, que distorcem nossos sistemas perceptivos habituais. O encontro é uma possibilidade. Emancipar o sensível é um ato de desideologização e desubjetivação dos discursos que determinam nossos desejos, outorgando-nos possibilidades para reconfigurar nossa experiência que chamamos de vida. Agora a ação é a atenção, o afeto se esparrama e o idioma é língua.

Sem pré-requisitos

Número de participantes
 
30 pessoas

Foto: @CLAP

No Comments

Post A Comment