Panorama Jangada – Festival Panorama abre chamada pública para primeira etapa da edição 2021

Panorama Jangada – Festival Panorama abre chamada pública para primeira etapa da edição 2021

Após realizar uma não-edição no ano de 2019 e em 2020 realizar sua primeira edição em exílio, em 2021 o Festival Panorama retorna ao Brasil online.

A pandemia veio para reafirmar o desejo do Festival Panorama em fazer diferente: em 2021 a ideia do festival carioca é criar novos formatos e novas formas de cooperar e de chegar ao público. Seria possível projetar um novo ecossistema para as artes cênicas, especialmente para os artistas que estão fora da corrente principal de financiamento e turnês?

Mesmo que voltemos ao teatro como espaço físico, as galerias reabram, venha a vacina para todes, há algo que mudou na nossa relação com a vida. Estarmos juntos pela tela do computador ou do telefone nos mudou como artistas, curadores e público. Que novos experimentos podem emergir desse “novo normal” de performances online? Temos a oportunidade de repensar o impacto ambiental e político de termos aberto essa janela virtual de colaboração e criação. Podemos projetar um novo ecossistema para as artes cênicas, especialmente para os artistas que estão fora da corrente principal de financiamento e turnês? Será possível um modo de trabalho que seja mais acessível e inovador em suas maneiras de chegar ao público?

Que dança podemos dançar na pandemia e no Brasil?

A partir desses questionamentos, o Panorama Jangada propõe um dispositivo emergencial de flutuação em mares revoltos e é uma iniciativa financiada com recursos da Lei Aldir Blanc através da Chamada Emergencial nº 4/2020 – Fomenta Festival RJ da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Nesta edição serão apoiadas cinco criações fluminenses com 18 mil reais cada. Serão obras feitas na emergência, mas que servirão de ponto de partida para novas viagens de seus criadores.

A obra final deve ter no mínimo 30 minutos e deverá ser feita online ou de forma híbrida e será apresentada uma vez na programação de abril do Panorama. O apoio de R$ 18 mil que será pago mediante contrato e nota fiscal, deverá cobrir todos os custos de criação e montagem da obra, incluindo qualquer equipamento necessário para sua transmissão de algum lugar ou gravação.

O Festival Panorama vai dispor ainda de uma equipe técnica mínima responsável por dar suporte na comunicação e na transmissão das obras que, uma vez prontas e exibidas como estreia na mostra online do Panorama Jangada, serão de inteira propriedade dos artistas e podem ser exibidas como quiserem. Um site do projeto ficará disponível com todas as informações de cada peça resultante desta chamada e um teaser em video.

A curadoria dos 5 projetos selecionados fica sob a responsabilidade de Nayse López, diretora artística do Festival Panorama; Keyna Eleison, diretora artística do MAM – Museu de Arte Moderna / RJ; e completando a equipe de curatorial, o movedor e coreógrafo paulistano Cristian Duarte.

O calendário completo de todas as ações do Panorama Jangada pode ser conferido a seguir:

 

5 a 25/02

 inscrições

5/03

 publicação da lista dos 5 projetos selecionados

5 a 15/03

 contrato e pagamento do apoio

5/03 a 22/04

 desenvolvimento dos projetos

24 a 28/04

 estreias online

 

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição!

 

No Comments

Post A Comment