Fernanda Silva aparece em destaque lendo e se movimentando, Público observa de pé.

A atriz Fernanda Silva interpreta texto de Eduardo Viveiros de Castro em ‘Involuntários da Pátria’. Foto: Mauricio Pokemon

Parceria leva programação gratuita do Panorama a pilotis do MAM no domingo

 

Neste domingo (22/01), o Festival Panorama leva sua programação aos pilotis do Museu de Arte Moderna (MAM). Conhecido do público carioca por abraçar diferentes manifestações artísticas durante todo o ano, o espaço recebe duas performances de grande força política.

A partir das 16h, Marcelo Evelin apresenta a montagem de Barricada realizada com artistas locais em residência ao longo da última semana. O trabalho é uma prática coletiva que propõe pensar proximidade como estratégia de defesa e o estar juntos como uma posição política. Uma figura coreográfica na qual um conjunto de corpos encadeados se articula e desarticula para marcar um momento no tempo e no espaço, e questionar noções de autonomia e resistência. Uma arquitetura de corpos firme e porosa, que interrompe fluxos, desloca identidades e fricciona fronteiras.

A residência artística foi realizada em parceria com o Mercado Central/Solar dos Abacaxis. Saiba mais aqui. 

Na sequência, às 17h, a atriz Fernanda Silva dá início a Involuntários da Pátria, performance concebida por Sonia Sobral e interpretada por Fernanda com base no texto da aula pública proferida pelo antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, em abril de 2016, nas escadarias da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O texto apresenta os índios como os primeiros “involuntários da pátria”, que foram transformados em pobres, assim como os negros, para servirem ao sistema capitalista.

A programação do Panorama no MAM se conecta com a exposição Atos de revolta: outros imaginários sobre independência, em cartaz no museu. Nela, 16 nomes da arte contemporânea brasileira são convidades a propor novas leituras do processo de independência brasileiro por meio de signos e alegorias ligadas à ideia de brasilidade. Uma boa dobradinha para o domingo, hein?

**

Serviço:

Barricada | 16h

Duração: 50 min
Classificação etária: livre

Involuntários da Pátria | 17h 

Duração: 45 min
Classificação etária: livre

Entrada franca.