Foto do artista. Cabelos bem curtos e escuros, usando óculos de armação arredondada. O olhar é direto para a câmera. Usa uma camisa polo preta, com um pequeno logotipo na lateral do peito. O fundo é uma parede lisa em tom claro, criando um contraste com a roupa escura. A iluminação é suave e natural, destacando os traços faciais e detalhes das tatuagens.

Alejandro Ahmed

Santa Catarina

BIO

O coreógrafo e dançarino Alejandro Ahmed é o coreógrafo residente e diretor artístico do Grupo Cena 11 (Florianópolis, Brasil), bem como o diretor artístico do Balé da Cidade de São Paulo. O trabalho de Ahmed é inspirado pelo paradigma “faça você mesmo” do movimento Punk e pela busca por um tipo de dança não institucionalizada que fale do mundo, com a relação entre dança, ciência e tecnologia no cerne de seu trabalho. O Grupo Cena 11 é uma referência da dança brasileira, reconhecido por seu estilo de dança ousado e híbrido, formado por videoclipes, histórias em quadrinhos, computadores, androginia, moda, música eletrônica, polêmicas e contrastes entre o novo e o antigo.

Alejandro Ahmed nasceu em 1971, em Montevidéu, Uruguai, e mudou-se para o Brasil em 1974. Entre 1990 e 1993, Ahmed aprimorou sua formação em São Paulo, estudando balé clássico e jazz com renomados professores como Ismael Guiser, Ivonice Satie e Roseli Rodrigues. Em 1993 retornou a Florianópolis em 1993 e passou a atuar profissionalmente com o Cena 11, assumindo os papéis de coreógrafo residente, diretor artístico e dançarino.

Ao longo de sua trajetória, desenvolveu uma técnica singular chamada “percepção física”, que valoriza o corpo como ponto de partida para a dança, ao invés de moldá-lo a técnicas predefinidas. Alejandro Ahmed participou de residências artísticas internacionais e recebeu diversas premiações, incluindo o Bravo! Prime de Cultura, Sérgio Motta de Arte e Tecnologia, Funarte Klauss Vianna e quatro prêmios APCA.

No Panorama 2025 – CoLABoratório, o público carioca terá a oportunidade de conferir a instalação Floresta Ficção / Realidades Ramificadas, resultado da colaboração entre Ahmed e Kristina Veasey. O trabalho é apresentado por In Between Time e apoiado pelo Attenborough Centre for Creative Arts (Reino Unido) e Festival Panorama. Esta comissão do Unlimited International PartnerAward 2023 é possível com o apoio do Arts Council England e do British Council.

29 e 30 MAR | 18:30h | Abertura da instalação + performace
Floresta Ficção / Realidades Ramificada com Alejandro Ahmed e Kristina Veasey

29 até 06 Abril | 11h às 20h | Floresta Ficção / Realidades Ramificadas 
Futuros – Arte e Tecnologia