Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura apresentam
‘Capturing the Forest’ (2024). Produzido por In Between Time. Instalação fotografada no Attenborough Centre for the Creative Arts, em Brighton-Reino Unido. Crédito: Rosie Powell.
Floresta Ficção / Realidades Ramificadas
Kristina Veasey e Alejandro Ahmed
A exposição é um ecossistema físico digital que materializa o projeto “Capturing the Forest” : um encontro a distância entre os artistas Kristina Vasey ( UK ) e Alejandro Ahmed ( BR ), estruturado no modo como um corpo PCD acessa e é acessado pela floresta.
Floresta Ficção / Realidades Ramificadas propõe a Floresta como uma ficção que nos acessa no modo como construímos a realidade a partir da subjetividade e sinestesia das nossas percepções. Capturar nosso desejo como modo de perceber nossas restrições, e nessa vertigem inventar o realizável. Recriar o conhecer entre água, motores, pixels e código.
Uma bola de vidro com meu medo dentro.
Capturing de Forest é apresentado por In Between Time e apoiado pelo Attenborough Centre for Creative Arts (Reino Unido) e Panorama Festival (Brasil). Esta comissão do Unlimited International PartnerAward 2023 é possível com o apoio do Arts Council England e do British Council.
Links para recursos para download:
SERVIÇO
Floresta Ficção / Realidades Ramificadas + Performance | Alejandro Ahmed
Local: Futuros – Arte e Tecnologia – Rua Dois de Dezembro, 63
Abertura + Performance
Data: 29 e 30 de março
Horário: 18:30h
Instalação
Data: 29 março até 6 de abril
Horário: 11h às 20h
Kristina Veasey
O trabalho de Kristina Veasey é lúdico e provocativo, usando instalação, filme, artesanato e escultura para explorar as semelhanças e diferenças nas experiências cotidianas. Como uma mulher e ativista deficiente, neurodivergente, interseccionalidade, identidade e política social são componentes fortes de seu trabalho, que é frequentemente influenciado pelas barreiras que ela enfrenta. Usando a arte como uma força para a mudança, Veasey se baseia em sua formação como graduada em Política Social, atleta paralímpica e consultora de igualdade e diversidade para criar um trabalho que seja acessível e amplifique vozes não ouvidas.
Alejandro Ahmed
O coreógrafo e dançarino Alejandro Ahmed é o coreógrafo residente e diretor artístico do Cena 11 (Florianópolis, Brasil), bem como o diretor artístico do Balé da Cidade de São Paulo. O trabalho de Ahmed é inspirado pelo paradigma “faça você mesmo” do movimento Punk e pela busca por um tipo de dança não institucionalizada que fale do mundo, com a relação entre dança, ciência e tecnologia no cerne de seu trabalho. O Grupo Cena 11 é uma referência da dança brasileira, reconhecido por seu estilo de dança ousado e híbrido, formado por videoclipes, histórias em quadrinhos, computadores, androginia, moda, música eletrônica, polêmicas e contrastes entre o novo e o antigo.
Parceiros:




