A primeira fase do Panorama 2025 será marcada pelo CoLABoratório, plataforma de residências artísticas que promove a experimentação criativa e a formação em artes cênicas. As inscrições para o projeto estão abertas clicando aqui.
Nesta edição, que celebra 20 anos da sua primeira realização, o CoLABoratório se volta para as relações entre corpo e cidade, explorando dramaturgias que repensam a paisagem e a mobilidade urbana e coloca em diálogo artistas emergentes e experientes do Brasil e do mundo. Por meio desta chamada, serão selecionados artistas residentes do Rio de Janeiro e de outros estados brasileiros. Referência em espaço de criação em dança no Brasil, o projeto valoriza o trabalho coletivo, propondo novas perspectivas para a criação artística.
Podem se candidatar artistas com experiência em dança, performance e afins, residentes no município do Rio de Janeiro ou em qualquer outro lugar do Brasil, que articulem abordagens multidisciplinares e afirmativas. Mulheres, pessoas indígenas, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência são muito bem-vindes. O prazo para se inscrever é 26 de janeiro.
O CoLABoratório foi realizado pela primeira vez em 2005, quando foi chamado “Encontros Imediatos”, e foi possível graças a uma parceria entre o Panorama e o festival Alkantara, de Lisboa. Nos anos seguintes houve várias edições em diferentes formatos. Em breve lançaremos uma página aqui no site revisitando essa história.